O ponto de encontro da tecnologia

A imagem “https://deskmundo.files.wordpress.com/2008/02/accessibilitycpldll_i0143_0409fdfd.png” contém erros e não pode ser exibida. Quando bate alguma duvida, ou rola aquele trabalho de história sempre vamos ao bom e velho site de busca 😛 Mas tem horas que a gente não acha o que a gente quer. E é por essas é outras que eu resolvi escrever algumas dicas para pesquisas que nunca falham. Agora ficou mais fácil achar o que você quer!

enquetems.pngSiga as dicas:

* Coloque o objeto de sua pesquisa entre aspas. O número de documentos encontrados será menor, porém com maior qualidade e precisão.
* Quando procurar um nome com sobrenome, use vírgulas. Exemplo: Danes, Claire. A resposta será mais precisa do que se digitasse Claire Danes.
* Na pesquisa de nomes, use minúsculas, mas com a primeira letra maiúscula, pois se você fizer uma busca, por exemplo, por carlos serra, pode chegar a páginas que mostram os tipos de serras (montanhas) do país.
* Se não souber qual a grafia correta de uma palavra, você pode usar o * (asterisco). Exemplo: você procura o nome Christopher, mas não sabe como se escreve. Digite C*risto* e terá páginas que contém Christopher (em meio a outros termos semelhantes, como Jesus Cristo, Cristianismo, etc). Mas nem todos os sites de pesquisa aceitam o recurso.
* Para fazer uma busca exata, coloque um ponto final na palavra a ser pesquisada.
* Quando se trata de endereços (URL), é melhor utilizar dois pontos antes do assunto que você deseja pesquisar. Digitando, por exemplo, :url:shareware, o searcher irá catar sites que tenham a palavra shareware em sua url. Se você digitar :tex:saúde, obterá páginas que contêm a palavra saúde.

Dicas para receber mais resultados de pesquisa

* Use uma frase exata.
Se souber a expressão exata a ser pesquisada, coloque-a entre aspas. Por exemplo: “Pão de Açúcar”.
* Pesquise páginas da Web em um idioma específico.
Use o menu suspenso Idioma, na caixa de pesquisa. Você pode localizar todos os documentos da Web sobre determinado tópico, escritos apenas no idioma especificado. Esse tipo de pesquisa exclui sites da Web escritos em outros idiomas.
Observação: esse recurso só está disponível para pesquisas de páginas da Web.

Exemplo: Se você selecionar francês, no menu suspenso Idioma, para pesquisar escargot, aparecerão páginas escritas apenas em francês e incluindo a palavra escargot.

* Use texto em letras minúsculas em suas pesquisas.
Quando você usa texto em minúsculas, o serviço de pesquisa localiza resultados em maiúsculas e minúsculas. Quando você usa texto em maiúsculas, o serviço de pesquisa só localiza resultados em maiúsculas.

Exemplo: Quando você pesquisa alagoas, aparecem Alagoas, alagoas e ALAGOAS nas suas páginas de resultados. Mas, quando você pesquisa Alagoas, aparece apenas Alagoas nas páginas de resultados.

* Inclua e exclua palavras.
Para certificar-se de que uma palavra seja sempre incluída em sua pesquisa, coloque um sinal de adição (+) antes da palavra-chave (sem espaços) na caixa de pesquisa. Para certificar-se de que uma palavra seja sempre excluída de sua pesquisa, coloque um sinal de subtração (-) antes da palavra-chave (sem espaços) na caixa de pesquisa.

Exemplo: Para localizar receitas de biscoitos de chocolate sem manteiga, experimente receita biscoito +chocolate -manteiga.

* Use curingas.
Quando você digita um asterisco (*) no final de uma palavra-chave, é possível pesquisar várias formas da palavra.

Exemplo: Digite sobre* para localizar sobre, sobreaviso, sobreloja e sobremesa.

Comentários em: "Dicas para pesquisas na internet" (1)

  1. cjpinfo disse:

    Boas dicas

    Quase ninguém sabe destes macetes, muito bom seu artigo. obrigado!!!

    Abraços,

    Carlos Junior
    http://www.amigoinfo.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: