O ponto de encontro da tecnologia

linux.jpg

O site Guia do Pc postou um texto com 13 motivos pelos quais o Linux deveria estar em seu Pc. Dentre os motivos estão custo, segurança, recursos, dual boot, instalação e entre outros. Vale a pena ler 😉

Citação do Guia do Pc:

  1. Custo – O Linux é livre, e inclui todos os aplicativos. Windows Vista Home Premium e Ultimate custam centenas de reais. Atualizar para o Office 2007, mesmo caso você já o tenha, ainda custará alguns reais no bolso.
  2. Recursos – A maioria das distribuições não consomem mais recursos do que o Windows XP. O Vista é mais ganancioso: necessita de 2GB de RAM para rodar em uma velocidade aceitável e 15GB de espaço em disco.
  3. Performance – O Linux rodou mais rápido do que o XP no meu Dell Inspiron [do autor original], pelo menos com o XP nas configurações padrão, sem nenhuma alteração na instalação. Depois de trocar o bloatware McAfee para o leve NOD32, o XP e o Linux (com Guarddog e ClamAV), executaram com uma velocidade similar.
  4. Sem bloatware – Linux é livre de adware, trialware, shovelware, e bloatware.
  5. Segurança – No último ano, 48000 novas assinaturas de vírus foram documentados para o Windows e somente 40 para o Linux.
  6. Dual Boot – As melhores distribuições Linux permitem fazer dual boot com uma simples pergunta, e você não precisa comprar um particionador de disco.
  7. Instalação – O Windows leva horas ou até dias para estar pronto para uso, com todos os programas instalados. No Linux, em meia hora você pode ter o sistema operacional, os utilitários e um conjunto completo de aplicações. Nenhuma ativação ou registro é obrigatória, sem burocracia.
  8. Reinstalação do SO – Você não pode fazer o download de uma versão atualizada do Windows. Você precisa usar um CD que acompanha o seu PC e fazer download de todos os patches que a Microsoft lançou desde que o CD foi feito. Com o Linux, você simplesmente faz o download da última versão da distribuição e, considerando que você guarde seus arquivos pessoais em outra partição, não é necessário reinstalá-lo.
  9. Ficar a par do software – Assim como a maioria dos usuários Windows, tenho uma prateleira cheia de CDs de softwares e um pequeno livro com seriais sob a cama. No Linux não existem seriais ou senhas para perder ou se preocupar. Nem uma única vez.
  10. Atualizando software – O Linux atualiza todos os softwares do seu sistema sempre que as atualizações estão disponíveis online, incluindo todos os aplicativos e utilitários. Microsoft faz isso com o Windows, mas você tem que atualizar cada programa que você instalou a partir de outras fontes.
  11. Mais segurança – A cada dia os sistemas operacionais são menos vulneráveis. É uma boa medida de segurança fazer com que todos os softwares estejam com os últimos patches de segurança. Isso pode ser considerado difícil no Windows, mas no Linux é automático.
  12. Não é necessário desfragmentar os discos – Linux usa sistemas de arquivos diferentes. O NTFS deveria ser substituído no Vista, mas a Microsoft não lançou a versão final do novo sistema de arquivos.
  13. Utilitários incluídos por padrão – Os utilitários incluídos no Windows não são tão bons, que é o motivo pelo qual algumas empresas pequenas têm feito sucesso escrevendo melhores programas. Os softwares do Linux são compatíveis com a maioria dos softwares para Windows, desde gravadores de CD até gerenciadores de imagens, monitores de memória e utilitários de disco.

Fonte: Guia do Pc

Anúncios

Comentários em: "13 motivos para você ter o Linux" (6)

  1. revigoe disse:

    desses 13 motivos,tem um que acaba com o linux: Ele não roda a maioria dos progamas e jogos atuais…
    que pena…

  2. revigoe disse:

    mais sem duvidas o linux e o melhor s.o existende,melhor que até o MacOS

  3. Isso que é ruim 😦

  4. sou mais meu vista 🙂

  5. Jorge Afonso Online disse:

    é uma pena que o linux não roda os softwares que eu uso, se não, trocaria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: