O ponto de encontro da tecnologia

 micorosoft.png

Muitas leitores do DeskMundo me falam que seus PCs ficam lentos depois da instalação de alguns Transformation Pakcs, e isso desagradá eles :( Por isso resolvi postar 25 dicas muitos boas para melhorar o desempenho do Windows XP :D Todas são fáceis  e não exigem experiência em informática, além de ser super seguras ;)

 xpperso1.jpg

1) Memória RAM = velocidade
O equipamento mais importante na hora de se ganhar velocidade é a memória. Quanto mais RAM, mais rápida será a máquina. Grande parte das dicas para deixar o PC mais veloz, giram em torno de como melhor utilizar a memória.

2) Não deixe abertos aplicativos que não usa
Vá em executar e digite “msconfig” e clique em OK. Vá na aba inicializar e desmarque os itens de inicialização que você não utiliza. Estes são os programas que o Windows executa ao inicializar o computador. Clique em OK e reinicialize a máquina. Muito cuidado para não desmarcar itens importantes: se não souber o que é, melhor deixar assim.

3) Desabilite opções de visualização
Abra o Painel de Controle e clique em Sistema. Abra a aba Avançado e dentro de Desempenho, clique no botão configurações. Na aba efeitos visuais, selecione a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”.

4) Arquivo de paginação
Quem tem bastante RAM (pelo menos 1 GB) pode desabilitar o arquivo de paginação que o Windows XP utiliza. Este arquivo é um auxiliar da memória, mas no HD. Como a RAM é muito mais rápida que o HD, a velocidade aumenta. Entretanto, se você tem o costume de abrir muitos programas ao mesmo tempo esta opção não é recomendada, já que em seguida a RAM lota.

5) RAM sem dll
Algumas vezes o Windows preserva arquivos de biblioteca (.dll) na memória até mesmo depois que o aplicativo foi encerrado. Isto é feito para que, caso o programa seja reaberto, não seja necessário recarregar a dll.

Para mudar isso, vá em executar e digite “regedit” e clique em OK. Encontre a pasta HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersion Explorer. Crie dentro dela uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL com valor 1. Feche o programa e reinicie a máquina.

6) Indexação automática
O Windows XP faz uma indexação de todos os arquivos do HD para facilitar na hora de fazer uma busca. Este processo pode deixar o computador mais lento e ocupa memória. Para desativar este serviço, vá no Painel de Controle e abra “Adicionar e Remover Programas”. Vá em “Adicionar/Remover Componentes de Windows” e desmarque o item “Serviço de Indexação”, depois clique em Avançar. Tenha em mente que o computador vai ficar mais rápido, mas as buscas, mais lentas.

7) BootVis
A Microsoft desenvolveu uma ferramenta que faz uma análise dos itens na incialização e os ordena de forma a funcionar de forma mais rápida. O programa, chamado de BootVis, não é mais distribuído pela empresa no site, mas pode ser facilmente encontrado em sites de download pela web. A velocidade de boot melhora consideravelmente com o uso do aplicativo.

8) Atualizar drivers
Mantenha os drivers de vídeo e da placa-mãe em dia. Muitas vezes os drivers contêm atualizações que fazem uma grande diferença.

9) Limpeza de disco
Faça pelo menos uma vez por mês uma limpeza de disco. Clique em Meu Computador, na área de trabalho. Clique com o botão direito sobre o ícone do seu HD principal e vá em “Propriedades”. Ao lado do gráfico de capacidade, há um botão chamado “Limpeza de disco”. Clique.

10) Atualize o Windows
Visite com freqüência o site de atualização do Windows. Baixe sempre todos as atualizações chamadas “críticas”.

11) Não particione o HD
O Windows funciona mais devagar com HDs com partições. Dados não estão mais protegidos em partições diferentes e para reinstalar um sistema não é obrigatória uma formatação.

12) Limpe o computador
Pelo menos uma vez por ano, abra o o computador e com um ventilador expire pó e sujeira, além de conferir se os ventiladores estão funcionando de forma correta.

13) Antivirus
Antivirus é um tipo de programa que deixa o computador mais lento. Todas as informações que a máquina processa ou passam pela rede ele inspeciona, tornando tudo mais devagar. Ainda assim, é um programa fundamental para a proteção da máquina. A solução é escolher um produto que utilize pouca RAM. Consulte os sites de empresas de segurança (como, por exemplo, a McAfee – http://www.mcafee.com/br/default.asp) para ver o que seu PC precisa.

14) Número de fontes
PCs com mais de 500 fontes instaladas ficam bastante lerdos. Tente manter menos fontes carregadas.

15) Desabilite a restauração do sistema
A restauração do sistema pode ser muito útil na hora de problemas, mas guardar todos esses dados consome literalmente diversos Giga. Para desabilitar a função de restauração, abra o Painel de Controle, clique em Sistema e abra a aba “Restauração do sistema”. Desmarque a opção “Desativar restauração do sistema” e clique em OK.

16)Tenha pelo menos 512 MB de RAM
Para o Windows XP rodar de maneira satisfatória, é necessário pelo menos 512 Mb de memória RAM. Com menos do que isso, o desempenho do sistema operacional deixa a desejar. Memória RAM é um dos upgrades mais baratos que você pode fazer na sua máquina, e o resultado pode surpreendê-lo. Mas tome cuidado para comprar pentes de memória compatíveis com a sua placa-mãe. Obtenha ajuda do fabricante do computador ou de um especialista.

17) Remova os efeitos “especiais”
Por padrão, a área de trabalho do Windows XP é toda incrementada: a seta do mouse e os menus são sombreados, o conteúdo das janelas aparece quando elas são arrastadas e por aí vai. Essas “frescuras” exigem mais do computador. Se você não se importa em ter um desktop sem graça, mas rápido, desabilite esses efeitos:

Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e abra o item Propriedades;

Na aba Avançado, dentro de Desempenho, clique em Configurações;

Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.

18) Desabilite as pastas ZIP
O Windows XP, por padrão, trata arquivos comprimidos no formato ZIP como pastas, mas deixa o sistema mais lento – é melhor utilizar programas como o WinZip e o WinRar. Para desabilitar o acesso direto às pastas ZIP, faça o seguinte:

Vá em Menu Iniciar -> Executar e digite “regsvr32 /u zipfldr.dll” (sem as aspas).

Você deverá ver uma caixa de texto com a mensagem “DllUnregisterServer em zipfldr.dll teve êxito” como confirmação do registro.

19) Remova aplicativos desnecessários na inicialização
Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig;

Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador.

Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus. Remova somente aqueles que você conhece.

20) Faça uma faxina no disco rígido
Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;

Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência.

São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem.

21) Desabilite a indexagem de arquivos para busca
O Windows XP, por padrão, monta um arquivo índice de todo o discos rígidos, para acelerar buscas de arquivos. Se você não faz buscas com freqüência, desabilitar esta função vai acelerar o desempenho do seu sistema. Para remover a indexagem de arquivos:

Abra o item Meu Computador;

Marque cada um dos seus discos rígidos, clique com o botão direito sobre eles (um de cada vez) e selecione o item Propriedades.

Na janela que será aberta, desmarque a opção Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo;

Na janela seguinte, deixe marcado Aplicar as alterações a C:, subpastas e arquivos.

Se der erro em algum arquivo, clique em Ignorar Todos.

22) Limite o número de fontes
Cada vez que o Windows é inicializado, ele carrega todas as fontes (os tipos de letras). O ideal é que o número não passe de 500, ou o sistema rodará de forma mais lenta. Para remover fontes, vá na pasta C:WINDOWSFonts e mova os arquivos para uma outra pasta (ou até mesmo para um CD-ROM, pra uso posterior). Cuidado para não apagar fontes que você deseja utilizar.

23) Mantenha o sistema sempre atualizado
Faça sempre as atualizações do Windows e mantenha os drivers de seus componentes em dia. Drivers atualizados podem ter um desempenho significativo no sistema. Para atualizar o Windows, vá no endereço http://windowsupdate.microsoft.com/. Para atualizar seus componentes, consulte a documentação e o site dos fabricantes.

24) Tenha cuidado com Spyware e vírus
Além de outros males que estes programas podem fazer ao seu computador, spyware instalado no sistema diminui sensivelmente a velocidade do Windows. Use somente anti-vírus bom na sua máquina e mantenha o em dia. Pare remover spyware, utilize programas como Ad-Aware e o Spybot.

25) Desfragmente o seu disco rígido
Se você costuma instalar e remover programas ou apagar muitos arquivos, faça uma vez por mês uma desfragmentação do disco rígido. Com essa tarefa, o HD organiza os dados no disco, facilitando a sua leitura. Para fazer a desfragmentação, vá em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de disco. No programa que será aberto, aperte no botão Desfragmentar.

 pqicon-3.pngFonte: Terra

About these ads

Comentários em: "25 dicas para deixar seu Windows mais rápido!" (11)

  1. luan disse:

    ae vei me diz uma coisa
    o que o desfragmentador de disco faz??
    ele apaga todos os meus arquivos??

  2. Não, ele limpa apenas arquivos inuteis do sistema ;)

  3. vxx disse:

    mtas dicas repetidas
    e algumas nem podem ser consideradas dicas, sério o.o
    do zip principalmente
    O_____________O’
    da indexação, no vista eu uso bastante
    a busca instantânea é foda *-*

    e o desfragmentador de disco só move todos os arquivos do hd para setores próximos, pra evitar ler um dado no final e o outro no começo, é onde vc pode ganhar desempenho.

    repito sempre, mtos tweaks não são tweaks ;)
    quer comparar conhecimento de programadores do windows com pequenas mudanças no regedit?
    eu programo e sei como q é a parte para otimização e tal.
    qdo formata e instala o windows, o pc está perfeitinho, rápido. quem torna ele lento? vc, sua utilização. movimentação de arquivo, instalações e desinstalações q sempre deixam chaves no registro, programas rodando junto com o windows qdo inicia (uma das únicas dicas válidas), etc.

  4. O desfragmentador de arquivos não apaga nenhum arquivo.

    O sistema operacional quando não consegue um espaço contíguo no disco para armazenar um arquivo, quebra esse arquivo em vários pedaços e armazena em locais diferentes do disco.

    O que o desfragmentador faz é mover os arquivos no disco de modo a todo os pedaços referentes a um mesmo arquivo fiquem junto, o que facilita muito na hora de ler o arquivo, evitando que a cabeça de leitura do disco tenha que se movimentar muito.

    Desfragmentar significa exatamente “Juntar os fragmentos”.

    Para limpar coisas inúteis do disco, utiliza-se o utilitário do Windows “Limpeza de disco”.

  5. Matheus disse:

    to com o vxx.
    o computador fode mesmo porque com o tempo voce instala e desistala os programas, mas as chaves continaum lá.
    o bom seria voce procurar um otimizador que limpa chaves invalidas.

  6. muito dez parabens gostei muito foram bem eleboradas ….

  7. pessimo. Essas dicas sao inuteis ate o meu filho mais novo sabe mais q isso nao adianta nada antivirus e pura mentira para enganar e vender midias os greatis entao uso pc ha varios anos sem antivirus visitiei todo tipo de sites e nunca deu nada quer melhorar o pc compre um bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: